Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

Propósito deste blog !


Este Blog se propõe a mostrar um pouco da cultura e das tradições africanas, especialmente da Nigéria.
A idéia surgiu durante pesquisas que fiz e baseado em perguntas sem respostas, ao qual me deu mais curiosidade sobre ao Culto.
Então resolvi criar este espaço não para beneficiar somente a mim, e sim a todos que também tem perguntas sem respostas.

Muita coisa foi escrita em português sobre religiões afro-brasileiras, porém muito pouco se refere a tradições e costumes que originaram grande parte das tradições do Candomblé, sem ter a religião como tema principal. Prtendo sempre contar com a ajuda dos membros para um bom desempenho e um preenchimento de conhecimento na lacuna cultural de cada um de nós.

Não pretendo fazer um guia de costumes, nem me passou pela cabeça em momento algum criticar ou corrigir o que se faz no Brasil já há tantos anos, pois temos consciência, inclusive como praticantes da religião, que as tradições trazidas da África pelos escravos sofreram como não podia deixar de ser, modificações devido à aculturação, transmissão oral, miscigenação de raças, e principalmente à condição de opressão em que viviam os escravos, que além de terem um idioma completamente diferente do dos colonizadores, não podiam se comunicar livremente entre si e eram tratados como mercadoria. Sem contar que vinham de diversos pontos da África, trazendo costumes e tradições diferentes, já que estamos escrevendo especificamente sobre a Nigéria, região de Ketú, origem do Nàgó.

REPITO: que não é meu pensamento ensinar nada. Quero apenas junto com todos resgatar e levar nossa cultura a diante, mostrando aos interessados como se faziam e fazem cultos e rituais, e como surgiram de alguma forma nas religiões afro-brasileiras alguns costumes do dia-a-dia nigeriano que culturalmente faz parte de nosso Candomblé.

O que posso dizer desta comunidade ?
Apenas que é um trabalho que, embora sem a pretensão de ser uma grande obra, foi criada com dedicação e seriedade.

Com todo o meu respeito:
m Ìyémjá...